RELATOS DE EXPERIÊNCIA

A apresentação dos relatos de experiência das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde em congresso de escala nacional, como o III CONGREPICS, tem o potencial de representar uma cartografia social das imagens mentais, áreas de saúde e sustentabilidade, com foco no SUS. Neste sentido, vem ao encontro dos objetivos da Saúde Global, uma vez que para acontecerem os impactos internacionais da globalização, é requerido uma compreensão ampliada e conhecimento dos determinantes sociais, problemas e implicações para a saúde, individual e coletiva.

Com o objetivo de aproveitar as experiências e seu potencial de produção e criação de tecnologias sociais, seja nas esferas de gestão ou nas esferas acadêmicas, o III CONGREPICS, em parceria com o IdeiaSUS, lança mão da metodologia “Roda de Práticas”, com os relatos das experiências das práticas de saúde. Para sistematização das experiências, a roda compreende os relatos de 5 experiências, 2 curadores das experiências e 1 coordenador da roda. Cada relator de experiência tem 12 minutos para relatar sua experiência, incluindo uma fala espontânea e 1 vídeo de 5 minutos.


Vale destacar que o IdeiaSUS, uma plataforma colaborativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reúne experiências e práticas de saúde, entendendo que a troca de experiências, “exitosas ou não”, são essenciais ao processo de consolidação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um espaço que tem a potência de imprimir perspectivas partilhadas, replicar ações e promover reflexões necessárias à multiplicação do conhecimento e dos saberes. Esta proposta se dá por meio da cooperação e da colaboração entre pessoas, eventos e práticas, assegurando o vínculo social à vida, à humanidade.


Para o desenvolvimento de uma metodologia para os relatos de experiências, que atenda à visão e ao propósito do IdeiaSUS, bem como à temática das práticas de saúde, chamadas de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), o III CONGREPICS utiliza um formato de Curadoria de Relato de Experiência, por meio do qual não avaliamos os relatos, mas sim, fazemos curadoria dos relatos, ou seja, entramos em contato com os relatores das experiências e o auxiliamos a explorar as riquezas da sua experiência, para que esta possa chegar no formato de publicação e apresentação.

A experiência deve ser inscrita AQUI, atendendo as orientações abaixo. As perguntas feitas servem de guia ao relator, não necessitando serem respondias nos espaços disponíveis, mas presentes, no estilo individual de cada autor, no relato completo da experiência! Após a curadoria do relato, serão enviadas as orientações para os vídeos das experiências.

Sejam bem vindos e bem vindas ao III CONGREPICS. Sejam bem vindas as experiências de PICS!



INSCRIÇÕES ANTECIPADAS COM PREÇOS PROMOCIONAIS!

Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail: [email protected]