III CONGREPICS

CONGRESSO NACIONAL DE PRÁTICAS
INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES
EM SAÚDE

são paulo 02-07 setembro 2021

Sejam bem-vindos!

Sejam bem-vindos ao III Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – CONGREPICS, ao II Encontro Sudeste de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (II ESPICS) e aos XI Congresso Nacional & VIII Congresso Internacional de Terapia Comunitária Integrativa, evento 100% ON-LINE.

O movimento da saúde integrativa vem ganhando força no mundo inteiro nos últimos 20 anos, inspirado pela Organização Mundial da Saúde, que o denomina Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI, OMS).

As MTCI estão sendo implementadas pelo Ministério da Saúde no Sistema Único de Saúde (MS/SUS) em todas as capitais há 15 anos, como Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

O tema central do III CONGREPICS será a “Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS: diálogos entre Pesquisa, Ensino e Cuidado em Saúde”, celebrando 15 anos de trajetória da PNPIC / MS no SUS, uma das maiores experiências de Medicina e Saúde Integrativa em Atenção Primária no mundo.

Muitos profissionais de saúde, gestores e usuários atentos às novas tendências e inovações, consideram as PICS a "Saúde do Futuro", que inclui o Bem-estar e a Espiritualidade na prática clínica, é Centrado na Pessoa e não na doença, é Baseado em Evidências e contempla a inteligência da integração, unindo os modernas avanços da ciência com a sabedoria milenar ancestral.

É com imensa alegria e satisfação que a Rede Nacional de Atores Sociais em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Rede PICS Brasil) junto aos organizadores Organização Pan-Americana de Saúde da OMS (OPAS/OMS), IdeiaSUS da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Secretaria Estadual (SES-SP) e Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP), Consorcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) e Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa (ABRATECOM) os recebem ao III CONGREPICS nos dias 2 a 7 de setembro de 2021.

Conforme a agenda, em julho e agosto iniciarão as atividades pré-congresso.

No dia 02/09, ocorrerá o XI Congresso Nacional & VIII Congresso Internacional de Terapia Comunitária Integrativa (TCI).

No dia 03/09, acontecerá o II Encontro Sudeste de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (II ESPICS), e no dia 4/9 teremos a abertura do III CONGREPICS.

Em cada um dos quatro dias do III CONGREPICS daremos ênfase a um dos Quatro Eixos:

No Primeiro Dia, 04/09: Políticas de saúde informadas por evidências e a sustentabilidade das PICS no SUS, quando discutiremos as evidências científicas dos Mapas de Evidência reunindo mais de 1800 revisões sistemáticas de estudos clínicos na área;

No Segundo Dia, 05/09: Intercâmbio entre Saberes em Medicinas Tradicionais complementares e Integrativas (MTCI, OMS), valorizando as contribuições do Brasil: Saberes Tradicionais, as Plantas Medicinais Brasileiras e a Terapia Comunitária Integrativa.

No Terceiro Dia, 06/09: Saúde Global, Saúde Planetária e OneHealth em tempos de pandemia.

No Quarto dia, 07/09: Identidade das PICS e Modelos de Cuidado

Ao longo dos quatro dias de Congresso, teremos a oportunidade de apresentar trabalhos científicos, cujos resumos serão publicados em Anais, e experiências exitosas em PICS das cinco macrorregiões do brasil, sob curadoria do IdeiaSUS da Fiocruz e CABSIN.

Expresso na logo temos a mão, saindo do solo paulista, em postura de acolhimento à PNPIC, cujos os dedos representam as cinco regiões do Brasil. Incorporado à mão, temos uma pulseira que simboliza as vinte e nove práticas, desenhadas em formato colaborativo, como uma roda composta por sistemas médicos complexos, recursos naturais e uma série de outras práticas integrativas e complementares em saúde.

Desejamos que todos se conectem a esse importante evento, que permitirá que nestes dias possamos desenvolver e celebrar uma intensa experiência de conexão nacional com o estado da arte das contribuições inovadoras tanto no campo de conhecimento técnico-científico, como culturais como modelo de mudança de paradigma na saúde global.

Este evento se mostra como uma oportunidade histórica e privilegiada de demonstrar os benefícios das Praticas Integrativas e Complementares em Saúde como um programa nacional e internacional de cuidado em prol de uma melhor qualidade de vida de nossos cidadãos brasileiros de Norte a Sul.

Ricardo Ghelman, Emilio Telessi Junior e Jussara Otaviano

Presidentes dos três congressos, respectivamente.



REALIZAÇÃO


PARCEIRO OURO


APOIO

INSCRIÇÕES ANTECIPADAS COM PREÇOS PROMOCIONAIS!

FALTAM

Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail: [email protected]